terça-feira, 1 de março de 2011

RESENHA: Moby Dick: O Livro Baleia



Moby Dick o livro baleia? Que título é este? Realmente confesso, é um tanto esdrúxulo, mas reflete bem o que ele diz. Na verdade, para gostar de Moby Dick você tem que primeiramente aceitar a condição do livro: cerca de 650 páginas dividas em pesados 150 capítulos. São toneladas de informações. Isto mesmo, eu escrevi "informações" porque Moby Dick não é um livro comum, pelo menos para o século XIX. Isto porque é tudo muito claro e detalhado, fala-se sobre a cachalote, gênero de baleia ao qual pertence Moby Dick e também sobre a pesca baleeira em New Bedford, cidade norte americana que dominava este setor na época. Não é só isso, o livro discorre sobre centenas de temas diluídos em ensaios, pesquisas e até poesia. Tudo centrado no assunto Baleia.
Não é difícil entender porque este romance foi rejeitado no século XIX, afinal naquela época todos esperavam uma história única, linear, que fosse direto ao assunto. Isso não acontece nas geniais páginas de Melvile, pelo contrário, a história mesmo da baleia branca será contada apenas nos capítulos finais depois de um longo suspense que envolve todo o tipo de descrição. Uma forma inusitada de fazer romance que só foi igualada em ousadia com o Tristram Shandy de Sterne, obra do século XVIII e o Ulisses de Joyce escrito no começo século XX.




Não nego que muitas vezes os textos tornam-se maçantes, devido ao alto nível de detalhe que Melville chegou, porém, vale pena enfrentar este desafio. Afinal o leitor de hoje esta acostumado ao texto dinâmico que prima mais pela ação sem se dar conta que os detalhes interessam e muito. É como ir em uma catedral e não se impressionar com os pequenos desenhos que os vitrais comportam. De fato requer paciência mas o resultado é compensador no final.
A dicotomia capitão Ahab versus Moby Dick é um dos temas mais expostos no romance e da margem a muitas interpretações. Qual a utilidade da obsessão no comportamento humano? O homem é mesmo um animal racional? Temos realmente algum controle sobre a natureza? São perguntas que o romance deixa sem resposta e nos provoca a refletir sobre nossos erros e limitações.




Para saber mais:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. É um grande show esta história. Moby Dick é épica, uma história que ilustra grandes cenas, preocupações filosóficas e dualidade que encontra-se em todas as criaturas. A história da grande baleia branca, é um magnífico dramatização do espírito humano em um cenário de natureza primitiva. Actualmente encontro-me ler este clássico, tomar algumas páginas e ele realmente está me cativar. Eu só vi o filme No Coração do Mar do Ron Howard é, e é um espetáculo visual bastante interessante que recebe cenas específicas com força suficiente. Uma grande história, grandes performances, grandes efeitos especiais e cenas de ação enérgicos, mas talvez o script é um pouco dispersos querendo cobrir muitos tópicos, a mensagem final não deixa de ser claro e não consegue mover como deveria.

    ResponderExcluir