domingo, 20 de março de 2011

Síndrome do Pânico – Prisioneiro do Medo - 4a Edição - Atualizado 1.0

"Muitas vezes, confundimos agüentar e suportar com aceitar. Quando estamos suportando algo, estamos em estado de angústia, estamos em luta, em desespero. Às vezes eu mascarava o meu suportar em aceitar. Tinha medo de que, se realmente aceitasse, aquilo ficaria comigo para sempre. Mas a minha resistência não mudava nada, só aumentava a ansiedade e me tornava mais deprimida por não alcançar meu objetivo. Aceitação não quer dizer que eu concorde com a doença ou que ficarei com ela para sempre, mas que naquele momento é a melhor escolha que tenho aceitar-me como sou hoje, esperando a chance e o momento oportunos para novas mudanças. E esta é a parte mais difícil do Pânico: aceitar e se render a algo que queremos que desapareça de nossa vida."
Silvana Prado - www.apoiar.org.br

O transtorno do pânico mudou a vida deste blogueiro que voz fala. As palavras supracitadas da autora Silvana Prado descrevem muito do que senti.
Até hoje lembro-me da primeira crise: estava na casa dos meus pais, com minha agora ex-esposa, e fui tomado pela certeza absoluta da morte. Parecia que estava tendo um ataque cardíaco. Meu corpo todo formigou e a respiração ficou presa. Minha boca ficou seca e minhas pernas bambearam. Decidi andar um pouco. Os sintomas atenuaram porém a agonia era constante. Andei muito, por quase toda vila. Enquanto o sol se punha continuava desnorteado. Entrei em uma farmácia para medir a pressão, o farmacêutico para meu completo desespero, disse que ela estava um pouco alterada.
Peguei uma carona com meu primo até o pronto socorro. A formicação voltou com toda força e com ela o pavor, foi o trajeto mais longo da minha vida. Quando entrei no hospital já estava certo da minha sentença de morte, imaginava que ia ser entubado ou coisa parecida. Porém minha pressão estava estabilizada e a médica me receitou um calmante.
A história não termina aqui, tive que aprender muito até me conscientizar que estava com um transtorno. Nesta caminhada me deparei com um psiquiatra, uma psicóloga e um livro: Síndrome do Pânico – Prisioneiro do Medo. Todos me ajudaram de alguma maneira, mas é evidente que o foco desta resenha é o livro.




Este livro conta a história de uma mulher que enfrentou todas as dificuldades possíveis por causa deste estigma. Não, não me refiro só aos terríveis sintomas. Falo também sobre o preconceito e a falta de preparo dos médicos e psicólogos para tratarem deste mal.
Abalada, quase sem apoio algum, Silvana enfrentou uma exaustiva luta para saber o que realmente estava acontecendo com ela. No livro temos o passo a passo das suas derrotas e vitórias frente a um inimigo que se esconde de várias formas. Valeu a pena, Silvana hoje esta curada e sua experiencia não só rendeu este livro como a fundação do Grupo Apoiar que tem como objetivo auxiliar pessoas portadoras deste mal.
Não cabe a mim enunciar todos os sofrimentos que a Silvana Prado, autora do livro, passou; isso ela faz e muito bem feito na sua obra. Foi por causa da leitura da sua lição de vida que me identifiquei e decidi enfrentar o dragão. Naquele momento finalmente tinha encontrado algo que não me apavorou, que me fez sentir como um ser humano portador de um estigma e não um fresco palerma que inventava situações para fugir de responsabilidades. Por sorte tinha encontrado um livro que me ajudou muito na minha recuperação pois a situação já estava beirando o completo isolamento.
Certamente sou uma das milhares de pessoas que foram ajudadas pela missão de Silvana, me transformei de um garoto apavorado a um homem preparado para enfrentar meus fantasmas. Recomendo este livro a todos aqueles que sofreram e sofrem deste mal bem como aqueles que convivem com estas pessoas. Ademais, para aqueles que não tem sequer noção do que é a Síndrome do Pânico e que talvez estejam corrompidas pela cegueira do preconceito.
Valeu Silvana!

Site do Grupo Apoiar, se você se interessou pelo livro é só comprá-lo lá: http://www.apoiar.org.br/novo/




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Muito bom!!! Cheguei ate aqui vendo links sobre EFT. Lendo suas palavras fui me emocionando profundamente. Pretendo ler o livro da Silvana e, também estou iniciando a EFT. Vou me curar!!! A insanidade a que nos leva esse imenso mal vai terminar! Paz, luz e sucesso pra você!! Rita de Cássia

    ResponderExcluir